Prevenir a Queda de Cabelo: Uma Corrida de Fundo

Está mais do que comprovado que o pior dos efeitos do tabaco no organismo é o cancro de pulmão.

Mas existem outros órgãos menos “envolvidos” no mecanismo da ação da nicotina, que também são prejudicados pelo tabaco. É o caso da pele e do cabelo. Tal como é explicado pelos especialistas da Academia Española de Dermatología (Academia Espanhola de Dermatologia),

O Tabaco e os Efeitos no Cabelo

Tanto a pele como o cabelo estão expostos aos efeitos do tabaco de duas formas:

  • Direta, por contato com o fumo ambiental, o que no caso do cabelo se traduz numa perda de brilho, vitalidade e uma maior secura da sua camada mais externa;
  • Indireta, pela via sanguínea as substâncias contidas no fumo inalado, podem afetar a nutrição correta do folículo piloso, dado que a nicotina produz vasoconstrição e uma diminuição da circulação periférica.

Por outro lado, os problemas do cabelo por fumar também estão relacionados com a relação estreita que existe entre as substâncias tóxicas presentes no cigarro, principais responsáveis pelas doenças devido ao tabaco, e pelas hormonas do organismo. Sabe-se por exemplo que, a nicotina altera os mecanismos implícitos na produção de estrogénios, o que dá lugar a uma secura e atrofia cutânea, que pode, por sua vez, afetar o couro cabeludo.

Além disso, existem provas de que o consumo do tabaco poderia aumentar a produção de androgénios (hormonas masculinas), entre eles a testosterona, o que poderia ter um efeito direto sobre os folículos mais concretamente no desenvolvimento das células em que têm origem as fibras pilosas, o que poderia estar relacionado com um défice no cabelo por fumar.

Também há que ter em conta que o facto de não termos o hábito de fumar não nos livra e das suas consequências; existem cada vez mais provas dos efeitos do fumo no organismo dos chamados fumadores passivos. Entre estes efeitos encontram-se o cancro, as doenças respiratórias crónicas, as cardiopatias, a asma, a alergia… E também uma pior saúde capilar.

Como Eliminar o Cheiro do Tabaco do Cabelo

O truque mais rápido para retirar o cheiro do tabaco do cabelo é deitar algumas gotas de água de colónia ou de perfume na raiz do cabelo. Mas não se deve fazer este processo frequentemente, porque com o tempo o álcool dos perfumes prejudicará e queimará a raiz do seu cabelo.

Outra solução, ainda que mais demorada é o de misturar uma colher de sopa com sal numa chávena com farinha de milho e verter a mistura para um recipiente com grandes furos no topo. Depois é só polvilhar o cabelo com essa mistura. Utilizar pó de talco também funciona.

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

    1 Li e aceito a política de privacidade e autorizo o tratamento dos meus dados para a gestão da marcação solicitada e envio de lembretes da mesma por telefone ou mensagens instantâneas (SMS, WhatsApp, etc).
    Si Dou meu consentimento para o processamento de dados para os fins publicitários descritos. Posso gerenciar o consentimento individualmente.
    Si Autorizo que os meus dados sejam utilizados para envio de ações promocionais ou publicitárias e descontos através dos canais acima mencionados.
    Si Autorizo que meus dados sejam comunicados ao Google© ou Facebook©, ou provedores similares, para realizar ações publicitárias direcionadas ou públicos semelhantes (semelhantes)