O Fim da Alopecia Androgenética?

Embora, geralmente esteja associada aos homens, a alopecia androgenética também afeta a população feminina.

A Origem da Alopecia Androgenética

A alopecia androgenética é a mais frequente. Apresenta-se em 50% dos homens por volta dos 50 anos de idade e afeta entre 5 e 10% das mulheres.

A alopecia androgenética, ocorre devido a diferentes fatores, nomeadamente: fatores relacionados com a idade, fatores hormonais, e, claro, hereditários.

Alopecia Androgenética Feminina

A alopecia androgenética feminina apresenta características que a diferenciam da masculina. Na alopecia feminina, o afinamento do cabelo afeta principalmente, a parte superior do couro cabeludo e a coroa e não se reflete na zona das têmporas. A alopecia androgenética nas mulheres, manifesta-se como uma perda de densidade de cabelo em áreas amplas e, raramente, termina numa calvície total.

Alopecia Androgenética Masculina

A alopecia androgenética masculina, pode começar a manifestar-se por volta dos 18 anos, com um enfraquecimento das têmporas (as chamadas entradas), estendendo-se para a zona da coroa. Costuma ser acompanhada por hiperseborreia e inclusive, por vezes, por caspa gordurosa.

As Soluções para o tratamento da Alopecia Androgenética

O Microtransplante capilar

Uma das soluções mais procuradas é o microtransplante capilar, é um procedimento cirúrgico que consiste em extrair uma tira de pele, da qual se obtêm unidades foliculares, para, posteriormente, se implementarem na zona afetada pela APF. Como em todas as cirurgias, o pós-operatório obedece a uma série de normas e indicações como o não pegar em pesos, evitar a exposição ao sol, não praticar desporto…) e os resultados definitivos são visíveis ao fim de alguns meses.

Sistemas Hair & Hair

As soluções com efeitos mais imediatos, nomeadamente para as mulheres, são as soluções que a Svenson oferece: os sistemas Hair & Hair, que se baseiam numa técnica de junção do cabelo do paciente com outro cabelo natural, de cor e textura idênticas, que se obtém no laboratório a partir de uma amostra do cabelo da mulher. Relativamente a outras opções, tais como o cabelo postiço e as perucas, os sistemas Hair & Hair da Svenson para as mulheres, são permanentes e tornam-se tão cómodos que as que recorrem a eles, asseguram de se esquecerem de que os usam.

A consulta de um especialista é importante assim que se notar uma perda de cabelo maior do que é habitual, sobretudo, se esta queda apresentar as características da APF.

Outras Soluções

Agora, uma nova descoberta levada a cabo por peritos do departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina Cotsarelis, da Universidade da Pensilvânia (EUA) e publicada no Journal of Clinic Investigation, abriu uma nova via de investigação para a causa da alopecia. Os autores do estudo, descobriram que a origem deste tipo de queda de cabelo pode estar no facto de as células-mãe, responsáveis pelo crescimento do folículo piloso, ficarem «adormecidas», o que por sua vez, reduzem a produção destes folículos, que dão origem ao cabelo.

Conforme explicou o Dr. George Cotsarelis, coautor do estudo:

«Antes, acreditávamos que as células-mãe desapareciam, o que tornaria muito difícil o tratamento da alopecia androgenética. Porém, devido ao facto de continuarem presentes, existe a possibilidade de podermos abordar este problema. Agora que o conseguimos identificar, podemos compreender melhor como fazer com que uma célula-mãe produza e ative estas células, tendo depois capacidade para desenvolver novas formas de dar uma solução à queda do cabelo».

No entanto, ainda fica por determinar por que motivo estas células-mãe «adormecem».

Este estudo centrou-se nos homens, mas está previsto que seja completado com pacientes femininas. Tal como advertem os autores da investigação, ainda resta um longo caminho a percorrer e será necessário esperar algum tempo, até que os resultados desta descoberta se traduzam de forma eficaz num novo tratamento contra a alopecia.

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

    1 Li e aceito a política de privacidade e autorizo o tratamento dos meus dados para a gestão da marcação solicitada e envio de lembretes da mesma por telefone ou mensagens instantâneas (SMS, WhatsApp, etc).
    Si Dou meu consentimento para o processamento de dados para os fins publicitários descritos. Posso gerenciar o consentimento individualmente.
    Si Autorizo que os meus dados sejam utilizados para envio de ações promocionais ou publicitárias e descontos através dos canais acima mencionados.
    Si Autorizo que meus dados sejam comunicados ao Google© ou Facebook©, ou provedores similares, para realizar ações publicitárias direcionadas ou públicos semelhantes (semelhantes)