«Não se devem arrancar os cabelos brancos» e outros mitos sobre o cabelo

Para muitas pessoas, o aparecimento do primeiro cabelo branco constitui um autêntico choque, já que, erroneamente, o interpretam como um sintoma inequívoco de velhice. E este é o primeiro dos erros ou falsos mitos sobre o cabelo, em geral, e sobre os cabelos brancos, em particular, que é necessário esclarecer.

Basicamente, um cabelo branco é um cabelo que perdeu a sua cor natural devido à diminuição progressiva da produção de melanina, a substância responsável pelo tom capilar. Esta «desaceleração» costuma estar associada ao processo de envelhecimento, mas isso nem sempre é verdade já que, ou por genética, ou devido a outras causas, existem muitas pessoas na casa dos vinte anos que, literalmente, «penteiam cabelos brancos».

Um dos mitos sobre o cabelo mais difundido é a crença de que os cabelos brancos não caem, refletida no ditado popular que diz que quem «tem cabelo branco não fica careca». No que diz respeito às fases de crescimento-queda do cabelo, os cabelos brancos seguem o mesmo ritmo que os cabelos em que a melanina continua a funcionar corretamente. O que se passa é que, em alguns casos, as pessoas reparam que o cabelo branco é mais forte e consistente, o que proporciona a sensação de uma cabeleira mais farta. Noutras, contudo, cresce mais debilitado devido ao processo de envelhecimento capilar.

Outro clássico entre os mitos sobre o cabelo: «não se devem arrancar os cabelos brancos porque senão nascem dois». Não se trata de mais do que de um efeito «ótico»: os cabelos brancos vão surgindo pouco a pouco, mas gradualmente, em grupos: se um for arrancado, demorará a nascer o mesmo que o cabelo ainda com pigmentação, mas a sensação costuma ser que na zona do «cabelo ausente» vão aparecendo mais. Ou seja, a maior ou menor quantidade de cabelos brancos que se penteiem é independente dos que vão caindo, quer naturalmente quer de forma «forçada».

No que diz respeito aos cuidados de beleza capilar nos cabelos brancos, a maioria das pessoas opta por ocultá-los, recorrendo para isso a tintas. Os tipos de coloração mais indicados para alcançar este objetivo são os permanentes que, mediante um processo de oxidação, cobrem totalmente os cabelos brancos, sendo que a coloração semipermanente só é recomendável para ocultar os cabelos brancos sob tons naturais nos casos em que haja poucos e estejam muito disseminados.

Exibir uma cabeleira com cabelos brancos, grisalha ou até branca, não está em desacordo absoluto com a beleza capilar e, de facto, este estilo capilar costuma emprestar um toque de distinção. Para o exibir de modo adequado é importante seguir os conselhos da Svenson sobre saúde capilar (válidos para todo o tipo de cabelos, com ou sem coloração) e incorporar nos cuidados diários alguns dos muitos produtos específicos para este tipo de cabelo que se podem encontrar no mercado. E se optar pela tinta como estratégia de beleza capilar para um efeito «camuflagem», é importante evitar na medida do possível o sempre inestético «efeito raiz», retocando os cabelos brancos a cada 3-4 semanas.

Um conselho final: se as primeiras cãs marcaram presença no seu cabelo, não desespere nem caia na tentação de arrancar os cabelos brancos. Opte por tirar deles todo o partido, dedicando-lhes todos os cuidados de beleza capilar… e desfrute do seu novo look.

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

    1 Li e aceito a política de privacidade e autorizo o tratamento dos meus dados para a gestão da marcação solicitada e envio de lembretes da mesma por telefone ou mensagens instantâneas (SMS, WhatsApp, etc).
    Si Dou meu consentimento para o processamento de dados para os fins publicitários descritos. Posso gerenciar o consentimento individualmente.
    Si Autorizo que os meus dados sejam utilizados para envio de ações promocionais ou publicitárias e descontos através dos canais acima mencionados.
    Si Autorizo que meus dados sejam comunicados ao Google© ou Facebook©, ou provedores similares, para realizar ações publicitárias direcionadas ou públicos semelhantes (semelhantes)