Lavagem do cabelo: Será que a frequência de lavagem tem influência na queda de cabelo?

Se há uma pergunta típica quando se abordam as principais regras para os cuidados a ter com o cabelo, essa é com que frequência devemos lavar o cabelo e, também, até que ponto um excesso (ou deficit) de limpeza pode influenciar a queda de cabelo. Os peritos são unânimes a esse respeito: o cabelo deve lavar-se sempre que esteja sujo e uma maior ou menor facilidade para se sujar é determinada pelo tipo de cabelo.

Os cabelos oleosos, por exemplo, sujam-se mais rapidamente. Se, além disso, tiverem uma textura fina, tendem a tornar-se pesados, aumentando a sensação de falta de higiene. No caso dos cabelos secos, embora tendam a ter um aspeto menos gorduroso, também precisam de cuidados frequentes, sobretudo no que se refere à nutrição. Acresce que muitos cabelos pertencem àquilo a que chamamos “cabelos mistos”, isto é, cabelos que são gordurosos na raiz e secos no comprimento e nas pontas.

Portanto, a solução para proporcionar ao cabelo a periodicidade de lavagem necessária está em utilizar o tipo de champô e os produtos para o cabelo mais adaptados a cada tipologia. Na loja Svenson podemos encontrar uma vasta gama de produtos adaptados a cada necessidade, que garantem uma correta higiene e proteção e que também proporcionam ao cabelo nutrientes e outros ingredientes especialmente formulados para solucionar os problemas capilares mais típicos: caspa, gordura, encrespamento….

Por outro lado, e apesar de serem cada vez mais os peritos que estão de acordo com que lavar o cabelo todos os dias não tem inconvenientes sempre que a lavagem seja necessária e realizada com os produtos adequados, ainda há pessoas que relacionam o processo de aplicar o champô e de passar o cabelo por água com um maior risco de queda. A razão? Costuma estar ligada à quantidade de cabelos que se soltam durante a lavagem. Os especialistas deitam por terra esta crença, explicando que o cabelo que cai no duche ou devido a qualquer outro gesto, tal como quando se penteia, é cabelo “morto”, que se desprende e cai quando as pessoas tocam na cabeça para aplicar o champô, para o passar por água, etc… e não em consequência destas ações.

Também está demonstrado que tudo o que altere o bom estado do couro cabeludo pode levar à queda de cabelo e sabe-se que o excesso de gordura pode funcionar como um autêntico “tampão” do folículo piloso, obstruindo-o e impedindo que o cabelo cresça e se desenvolva de forma normal, o que, com o passar do tempo, favorece a queda de cabelo.

Portanto, para além do hábito higiénico que a lavagem regular com os produtos mais adequados para cada tipo de cabelo representa, esta é uma das principais estratégias dos cuidados capilares. As opiniões dos peritos da Svenson a esse respeito seguem essa linha e inclusivamente oferecem para isso uma vasta gama de soluções que podem ser encontradas na loja Svenson.

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

    1 Li e aceito a política de privacidade e autorizo o tratamento dos meus dados para a gestão da marcação solicitada e envio de lembretes da mesma por telefone ou mensagens instantâneas (SMS, WhatsApp, etc).
    Si Dou meu consentimento para o processamento de dados para os fins publicitários descritos. Posso gerenciar o consentimento individualmente.
    Si Autorizo que os meus dados sejam utilizados para envio de ações promocionais ou publicitárias e descontos através dos canais acima mencionados.
    Si Autorizo que meus dados sejam comunicados ao Google© ou Facebook©, ou provedores similares, para realizar ações publicitárias direcionadas ou públicos semelhantes (semelhantes)