Capacete Laser Medical Hair Cap: os Estudos que reconhecem a eficácia da LLLT

Atualidade Svenson Notícias

Nos últimos anos foram feitos progressos significativos no desenvolvimento de novas soluções e tratamentos dirigidos para a prevenção e a abordagem da queda de cabelo.

É o caso das diversas variedades da terapia laser, também conhecida pela sigla inglesa LLLT.

Terapia Laser vs HI-LED

Tanto o laser como o HI-LED são eficazes do ponto de vista terapêutico.

A sigla “LLLT” significa Low Level Light, é especialmente recomendada para os casos de alopecia androgenética, areata ou com eflúvio telógeno. E é um tipo de terapia muito localizada, aliás, em português também é denominada de terapia laser a frio ou fototerapia.

Ao contrário do simples laser, em que a luz é emitida de forma linear, o HI-LED de elevada potência tem a propriedade de desfocar a emissão da luz, conseguindo assim uma melhor distribuição da energia, um maior ângulo de difusão e, consequentemente, uma maior eficácia no tratamento sobre o couro cabeludo. O ângulo de difusão destes diodos é de 140º em vez dos 16º de abertura do laser, cobrindo assim muito melhor a área a tratar.

O Capacete Medical Hair Cap da Svenson

O capacete Medical Hair Cap da Svenson é um dispositivo portátil que se adapta à cabeça do paciente. Contém HI-LED e que inclui 246 diodos LED de elevada emissão ou elevada potência lumínica (ao contrário dos LED normais como os que se usam na iluminação). O principal efeito que esta fonte de energia produz nesta zona, é a ativação da circulação sanguínea, favorecendo a chegada mais rápida e eficaz do oxigénio e dos nutrientes à raiz dos folículos pilosos.

Estudos sobre LLLT indicam que esta terapia poderá favorecer o crescimento do cabelo em homens e mulheres.

Atualmente, estudos demonstram que não existem diferenças entre a energia coerente do laser e a desfocada do LLLT. O importante num tratamento fototerapêutico contra a alopecia, é a quantidade de energia que é emitida (630-665nm,) a potência necessária e a frequência de pulsação adequada.

Nos últimos tempos, foram levados a cabo diversos estudos com o objetivo de avaliar a LLLT (terapia de luz de baixo nível ou intensidade) e verificar os possíveis efeitos positivos sobre o funcionamento dos folículos pilosos quando se aplica no couro cabeludo, tanto laser como HI-LED.

Os resultados dos mesmos indicam que esta terapia poderá favorecer o crescimento do cabelo em homens e mulheres, sendo a principal hipótese sobre a qual se apoia este dado, a de que esta luz estimulará as células epidérmicas, «ativando» a fase de crescimento ou anágena.

Na mesma linha, realizaram-se estudos multicêntricos, aleatórios e com dupla ocultação, que evidenciaram que o uso de dispositivos de LLLT favorece a estimulação do crescimento capilar na alopecia de padrão masculino, na de padrão feminino, na areata e na induzida por quimioterapia, além de aumentar de forma significativa a densidade do cabelo resultante.

Estas são as publicações médicas mais relevantes a este respeito:

  • Eficácia e segurança da LLLT no cabelo – «Os nossos resultados sugerem que o tratamento a laser de baixo nível, pode ser uma opção eficaz para tratar a queda do cabelo em homens e mulheres» (ver estudo).
  • Terapia de LLLT para a alopecia androgenética – «Após 24 semanas de tratamento, o grupo TLBI mostrou uma densidade significativamente maior de cabelo do que o grupo de dispositivos de simulação. A média do diâmetro do cabelo, melhorou do ponto de vista estatístico significativamente mais no grupo TLBI do que no grupo de dispositivo de simulação (ver estudo)».

Como é lógico, numa técnica inovadora, os especialistas são da opinião que é necessário realizar ainda mais estudos para determinar os efeitos a longo prazo desta terapia no crescimento e na manutenção do cabelo, bem como para otimizar a modalidade de laser mais eficiente neste sentido.

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

Si Desejo que os meus dados sejam utilizados para fins promocionais ou publicitários