Cuidados do cabelo em doentes com cancro

  • A perda de cabelo é um dos efeitos secundários dos tratamentos oncológicos mais temido pelos doentes.
  • Influencia o estado anímico perante a doença, tornando-se num fardo, não apenas psicológico, como também físico.
  • Nos últimos anos, mais de 1000 doentes de cancro (40% mulheres com menos de 50 anos) recorreram à Svenson à procura de uma solução temporária.

A queda de cabelo produzida por um tratamento contra o cancro, seja quimioterapia, radioterapia ou outras terapias, é o aspeto mais temido pelos doentes, sobretudo pelas mulheres: Sentia-me estranha e confusa, não me conseguia reconhecer. Era como um cartaz que apresentava a doença da qual padecia
(P.A. – 52 anos)

Apesar dos contínuos avanços na investigação sobre as causas, prevenção e tratamento do cancro, até ao momento não são conhecidos meios eficazes para impedir a ocorrência de determinados efeitos secundários decorrentes dos tratamentos, tal como a queda de cabelo.

Quando te diagnosticam um cancro, no meu caso foi cancro de mama, parece que o mundo te cai em cima. Pouco a pouco, vai-se assimilando a doença e os efeitos da temida quimioterapia. Posso garantir, ainda que pareça uma futilidade, que a perda de cabelo é um dos piores momentos deste processo, tanto a nível físico como mental” (P.G. – 44 anos)

Na Svenson queremos ajudar as pessoas que passam por esta situação. Mais de 1000 doentes oncológicos, dos quais 40% eram mulheres com menos de 50 anos, recorreram nos últimos anos aos nossos centros à procura de uma solução para esta queda temporária de cabelo. Na Svenson damos-lhe o nosso apoio e contribuímos com os nossos conhecimentos e experiência em saúde capilar, para que se possam sentir melhor, pelo menos a nível estético, e fazer com que o cabelo deixe de ser uma preocupação.

Cuidados especiais do cabelo para os doentes com cancro:

  • Antecipar-se às alterações

A quantidade de cabelo que cai, ou o tempo durante o qual isto ocorre, dependem do fármaco, da quantidade administrada e da duração do tratamento.

Em todo o caso, a queda de cabelo ocorre a partir da 2ª ou 3ª semana de tratamento. Por isso, recomenda-se que vá cortando previamente o cabelo, para que se possa habituar à nova imagem.

  • Uma higiene adequada

Utilizar sempre um champô suave, lavar o cabelo com água morna (nunca com água quente) e não esfregar o couro cabeludo. A utilização de máscaras irá ajudar a hidratar o cabelo.

Pode secar o cabelo com a toalha (sem esfregar) e sem nunca utilizar secadores, ferros, etc. Não é recomendada a utilização de tintas e permanentes.

  • Máxima proteção

Quando ocorre uma queda total do cabelo, há que prestar especial atenção à proteção e hidratação do couro cabeludo. Deve ser evitada a exposição ao sol e ao frio. Utilizar sempre proteção solar e aplicar creme hidratante.

  • Alimentação equilibrada

A própria doença, bem como os tratamentos oncológicos, podem estar associados a deficiências alimentares e a um aumento do gasto metabólico, o que também pode ter um impacto negativo na saúde do cabelo. Por isso, é importante tentar manter uma alimentação equilibrada durante o processo.

Aconselha-se a aplicação de uma peruca com a mesma cor e textura do seu cabelo, antes de começar a perder totalmente o seu cabelo, fazendo com que a mudança seja mínima.

As bases das perucas devem ser de preferência finas, transparentes e sobretudo transpiráveis.

Compromisso Svenson com a Luta contra o Cancro:

Estar bem por fora, faz-nos sentir bem por dentro. Na Svenson já o pudemos comprovar em inúmeras ocasiões. Por isso, queremos ajudar as pessoas que sofrem de Cancro com o melhor que sabemos fazer, evitando que a queda de cabelo produzida pelos tratamentos oncológicos seja uma preocupação ainda maior. Porque ter uma melhor imagem de si próprio (a) é o primeiro passo para a recuperação.

Nos Centros Svenson oferecemos perucas oncológicas com garantia total e perfeitamente adaptáveis, e a aplicação de descontos especiais para as pessoas que se encontram em tratamento oncológico.

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

    1 Li e aceito a política de privacidade e autorizo o tratamento dos meus dados para a gestão da marcação solicitada e envio de lembretes da mesma por telefone ou mensagens instantâneas (SMS, WhatsApp, etc).
    Si Dou meu consentimento para o processamento de dados para os fins publicitários descritos. Posso gerenciar o consentimento individualmente.
    Si Autorizo que os meus dados sejam utilizados para envio de ações promocionais ou publicitárias e descontos através dos canais acima mencionados.
    Si Autorizo que meus dados sejam comunicados ao Google© ou Facebook©, ou provedores similares, para realizar ações publicitárias direcionadas ou públicos semelhantes (semelhantes)