Como combater os fungos no cabelo

Conhecidas como A Tinha, as infeções por fungos no cabelo podem afetar pessoas de todas as idades, mas sobretudo crianças até à puberdade, podendo causar graves incómodos a quem é contagiado por este tipo de problemas capilares, que também pode afetar a pele do corpo e as unhas.

Estas infeções são produzidas geralmente por um tipo de fungos conhecidos como Dermatófitos, que se reproduzem principalmente na epiderme já que esta contém queratina, uma proteína muito rica em enxofre. O contágio produz-se através do contato direto com gatos ou cães que estejam infetados ou também através de elementos como escovas, chapéus, costas de assentos, almofadas ou por andar descalço em solos contaminados pelos fungos.

Os sintomas mais comuns que permitem detetar, neste caso, os fungos no cabelo podem ser: manchas avermelhadas, com certa descamação no couro cabeludo, que depressa podem formar pontos com pus e o aparecimento de crostas amarelas, à medida que avança a infeção.
Perda de cabelo ou grupos de pelos como se tivessem sido cortados rentes ao couro cabeludo ou grupos de cabelos que caem facilmente se se puxam. A infeção também se pode alastrar até ao pescoço e rosto e produzir inflamação dos gânglios linfáticos, significando febre, dor de cabeça ou vómitos.

Para se desenvolver, esta doença do couro cabeludo necessita de aspetos como calor e humidade excessivos, alimentação inadequada e falta de higiene. Por este motivo, para a tratar é importante manter a pele limpa e seca e ter uma higiene corporal completa.

O tratamento também se faz acompanhar pela utilização de fármacos por via oral e de medicamentos por via tópica. Os peritos insistem que a aplicação de loções ou champô diretamente na zona afetada não é suficiente, pelo que é importante combiná-los com medicamentos como griseofulvina, itraconazol, entre outros.

Assim que se sentirem os sintomas é aconselhável visitar o dermatologista ou um dos centros especializados no cuidado do cabelo, para começar o tratamento a tempo com o intuito de evitar que a doença se propague a outras partes do corpo. Recomenda-se sempre contactar especialistas que poderão realizar um diagnóstico adequado a cada caso.

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

    1 Li e aceito a política de privacidade e autorizo o tratamento dos meus dados para a gestão da marcação solicitada e envio de lembretes da mesma por telefone ou mensagens instantâneas (SMS, WhatsApp, etc).
    Si Dou meu consentimento para o processamento de dados para os fins publicitários descritos. Posso gerenciar o consentimento individualmente.
    Si Autorizo que os meus dados sejam utilizados para envio de ações promocionais ou publicitárias e descontos através dos canais acima mencionados.
    Si Autorizo que meus dados sejam comunicados ao Google© ou Facebook©, ou provedores similares, para realizar ações publicitárias direcionadas ou públicos semelhantes (semelhantes)