Caspa, oleosidade, fungos…os problemas capilares mais frequentes têm solução
Atualidade Svenson NotíciasO couro cabeludo, tal como acontece na pele de outas zonas do corpo, pode apresentar algumas alterações que, apesar de não serem graves na maioria dos casos, dão lugar a um número considerável de problemas capilares tão incómodos e antiestéticos como a caspa e oleosidade. As infeções capilares, os fungos no cabelo e outras circunstâncias que podem afetar a saúde capilar, juntamente com hábitos inadequados, são os principais responsáveis deste tipo de problemas.
No caso da caspa, o principal agente envolvido é um tipo de fungo, Malassezia Globosa, que prolifera pelo couro cabeludo, dando lugar a essa característica descamação esbranquiçada. A gordura, ou melhor, o excesso de gordura (já que a presença de sebo ou gordura natural é um elemento fundamental para a saúde capilar) é um dos problemas capilares que mais preocupa as pessoas, devido à sua questão antiestética. Além disso, é frequente ambas as condições capilares, caspa e oleosidade, estarem relacionadas.
Outra das infeções capilares frequentes são os fungos no cabelo, um problema conhecido popularmente como tinha e que é produzido por um tipo específico destes microrganismos, os dermatófitos, que têm a peculiaridade de só colonizarem em estruturas com queratina (um tipo de proteína presente de forma natural no cabelo e, também, nas unhas e na epiderme). Os fungos no cabelo são mais frequentes nas crianças e os seus principais sintomas são a perda de cabelo em áreas circulares; lesões arredondadas, avermelhadas e com descamações; áreas com cabelos cortados rente ao couro cabeludo e, por vezes, extensão destas lesões à cara ou ao resto do corpo.
Felizmente, todos estes problemas capilares têm solução. O primeiro passo consiste sempre em ser tratado por um dermatologista especialista em saúde capilar para que seja diagnosticado o problema e prescrito o remédio mais apropriado a cada caso. Os tratamentos para o cabelo de última geração são seguros, fáceis de aplicar e, acima de tudo, eficazes.
Por exemplo, no caso dos fungos no cabelo, o tratamento médico habitual consiste na aplicação de loções de uso tópico, combinadas com a administração de fármacos (itraconazol, griseofulvina). Este tratamento deve ser acompanhado por uma série de medidas higiénicas (manter a zona limpa e seca) e deve ser mantido entre 4 e 8 semanas.
Os últimos tratamentos capilares para a caspa e oleosidade incluem fórmulas que incorporam substâncias que demonstraram ser bastante eficazes para enfrentar estes problemas sem agredir em excesso o couro cabeludo. No caso da caspa, os produtos específicos exercem um efeito descongestionante, purificante e condicionador, pelo que desta forma se consegue, não só tratar a raiz do problema, mas também proporcionar conforto ao couro cabeludo, enquanto o principal objetivo dos tratamentos para a oleosidade é equilibrar a produção de sebo.
Diagnóstico, recomendação do especialista e tratamento adequado são os três pontos-chave para lidar com os problemas capilares mais frequentes.
Consulta e diagnóstico grátis
O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!
Todos os campos são obrigatórios