As proteínas do cabelo; que papel desempenham?

Tal como as unhas e a pele, o cabelo é composto por um tipo de proteínas denominadas estruturais e cuja principal característica é a de serem fibrosas. Possivelmente a mais conhecida seja a queratina. A principal missão deste tipo de proteína é “proteger” ou “cobrir” a estrutura capilar, mas também desempenha um papel fundamental na formação do folículo do cabelo e, portanto, no ciclo de crescimento capilar.

A nível cutâneo e capilar, o papel das proteínas é essencial para a reparação dos tecidos e para assegurar o correto funcionamento celular. Por isso, se estas proteínas forem deficitárias ou não realizarem a sua função adequadamente (com a idade, por exemplo, a sua ação desacelera), isto pode traduzir-se, no caso das proteínas do cabelo, numa pior saúde capilar: falta de brilho, fragilidade e, sobretudo, queda.

Sob o ponto de vista dos cuidados habituais, uma das melhores estratégias para evitar que as proteínas do cabelo percam as suas propriedades é aplicar cosméticos que contenham esse ingrediente. Para o cabelo é bom que se utilizem produtos específicos, tais como o champô Svenson extra suave com queratina, que repara a película protetora da fibra capilar evitando os danos produzidos pelos agentes físicos
e restaurando o cabelo danificado e as pontas abertas.


A incorporação de proteínas na dieta também é essencial para atenuar a possível falta deste nutriente que pode afetar a saúde capilar. Os ovos, a carne, o peixe, o queijo e os frutos secos, tais como as nozes, são as principais fontes de proteínas da alimentação. Também se recomendam outros alimentos, tais como a gelatina, que proporciona outro tipo de nutrientes essenciais para o correto funcionamento das proteínas, os aminoácidos.

Dado que as substâncias que asseguram o correto desenvolvimento do ciclo capilar derivem diretamente do fluxo sanguíneo, são igualmente indispensáveis as vitaminas para o cabelo, especialmente as do grupo B (e fundamentalmente a B5). De facto, as vitaminas deste grupo estão diretamente relacionadas com a maior ou menor robustez do cabelo e com a sua queda. Estas encontram-se principalmente nos cereais integrais, frutos secos, leguminosas, lácteos e leveduras.

Também, o melhor para o cabelo em geral e para o ciclo capilar em particular é que os níveis de ferro sejam os adequados. Presente no peixe, ovos, fígado, carnes vermelhas, pão integral e farinha de trigo, o seu deficit pode produzir anemia, cuja consequência a nível capilar é a perda de força e brilho. E não nos devemos esquecer de outros minerais, nomeadamente do magnésio e do zinco, fundamentais para compensar alguns sinais de fragilidade, tais como a opacidade.

Portanto, para assegurar que as proteínas do cabelo, que garantem o seu correto crescimento e um estado ótimo, funcionam adequadamente, devemos ter em atenção tanto os hábitos cosméticos como o tipo de alimentação. Tudo isso, definitivamente, é bom para o cabelo.

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

    1 Li e aceito a política de privacidade e autorizo o tratamento dos meus dados para a gestão da marcação solicitada e envio de lembretes da mesma por telefone ou mensagens instantâneas (SMS, WhatsApp, etc).
    Si Dou meu consentimento para o processamento de dados para os fins publicitários descritos. Posso gerenciar o consentimento individualmente.
    Si Autorizo que os meus dados sejam utilizados para envio de ações promocionais ou publicitárias e descontos através dos canais acima mencionados.
    Si Autorizo que meus dados sejam comunicados ao Google© ou Facebook©, ou provedores similares, para realizar ações publicitárias direcionadas ou públicos semelhantes (semelhantes)