5 conselhos para escovar o cabelo
Proporciona-lhe forma, elimina os restos de sujidade, confere-lhe volume, aumenta o brilho, resumindo, escovar o cabelo atua como revitalizador da estrutura e do tónus capilar. Daí que esta técnica seja imprescindível para conservar o cabelo em boas condições. Porém, e apesar da sua aparente simplicidade, é muito importante saber como escovar o cabelo adequadamente, dado que nem todos os pentes e escovas servem, nem a mesma técnica se adequa às diferentes tipologias capilares. Estes cinco conselhos básicos que apresentamos dão uma ideia de como tirar o máximo partido deste hábito diário.
1 – Escovar o cabelo é um gesto que deve ser realizado diariamente, não apenas para melhorar o aspeto do cabelo, como também para retirar o excesso de gordura, a poeira, os restos de produtos de styling e outras partículas que aderem à cutícula ao longo do dia.
2 – Os dois segredos da escovagem «ideal»? Passar suavemente com o pente ou escova adequada.
3 – O primeiro passo é escolher um pente ou escova de qualidade. O material é determinado pelo tipo e estado do cabelo. Por exemplo, para escovar cabelo encaracolado aconselha-se a utilização de pentes e escovas de madeira, em vez dos de plástico, enquanto para alisar recorrendo à técnica do brushing, a melhor opção são as escovas redondas e de corpo de cerâmica, que concentram mais calor e conseguem um alisamento mais duradouro.
4 – A forma do pente ou escova deve ser escolhida em função do comprimento do cabelo e da sua qualidade. Para o cabelo liso e comprido, a melhor opção são as escovas planas e com cerdas protegidas que penteiam e desembaraçam sem magoar. Para resolver a eterna e controversa questão de como escovar um cabelo encaracolado, o mais recomendável é escolher pentes de dentes muito largos. No caso da escovagem de cabelo curto, deverá utilizar pentes e escovas de cerdas compactas. No caso de ter extensões, deverá utilizar escovas com cerdas macias e compridas (para não arrastar a extensão ao passar o pente pela ligação).
5 – É igualmente importante adaptar a técnica de escovagem do cabelo a cada tipologia. Assim, por exemplo, o cabelo encaracolado deverá ser desembaraçado com um pente de dentes grossos, com o amaciador aplicado e, enquanto se passa por água para eliminar o produto, continuar a passar o pente para evitar que embarace.
Além disso, deverá ter em conta que tanto os pentes como as escovas devem ser lavados com frequência. Para esse efeito, o melhor é deixá-los durante toda a noite imersos em água muito quente com uma gotinha de produto antigordura (do tipo que se utiliza, por exemplo, para lavar a louça).
Por outro lado, e de acordo com os conselhos que os profissionais da Svenson dão às mulheres, deve evitar-se as escovagens demasiado intensas (o mito do «escovar cem vezes o cabelo antes de dormir» não só não tem qualquer fundamento científico como pode danificar a estrutura capilar) e optar sempre que possível por pentes e escovas de materiais naturais.
Consulta e diagnóstico grátis
O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!
Todos os campos são obrigatórios