Perder cabelo devido ao cancro

tratamiento-contra-el-cancer

A alopecia é um efeito secundário frequente dos tratamentos oncológicos. Apesar de se tratar de um dos aspetos menos importantes da doença em si, pode ter consequências psicológicas às quais não se dá a atenção necessária. Para a queda do cabelo provocada por tratamentos contra o cancro, a Svenson conta com soluções que podem ajudar os seus pacientes evitando que este efeito suponha uma maior preocupação. São os diferentes fármacos que se aplicam nos tratamentos que provocam a perda do cabelo devido ao cancro. Quimioterapia e radioterapia funcionam de forma diferente, mas ambos têm consequências nos folículos pilosos:

No caso da quimioterapia, os seus efeitos incidem sobre o ciclo celular das células cancerígenas que têm uma elevada taxa de regeneração. Como efeito secundário, pode verificar-se a lesão de outras células do organismo que também tenham uma elevada taxa de substituição, como é o caso dos folículos pilosos. Apesar dos constantes avanços da investigação, não se conhecem meios efetivos para impedir que se produzam determinados efeitos secundários resultantes dos seus tratamentos.

A radiação atua de modo semelhante, mas aplicada localmente. O tratamento com radioterapia consiste em irradiar o tecido cancerígeno que se encontra em profundidade e na sua passagem pelas diferentes capas da pele pode dar lugar a lesões em outras células. Entre elas, os folículos pilosos. .

Quando a radioterapia se aplica no corpo cabeludo, pode dar lugar a uma inflamação e lesão profunda do folículo que, em alguns casos, é irreversível.

Existem três questões importantes no momento de encarar a perda de cabelo pelo cancro:

Normalmente a queda de cabelo produz-se nas duas primeiras sessões de quimioterapia (2ª ou 3ª semana de tratamento contra o cancro), pelo que recomendamos procurar uma solução capilar o mais rapidamente possível. Uma vez terminado o tratamento, voltará a recuperar o cabelo, mas pode acontecer que o cabelo seja diferente do que tinha antes do tratamento, podendo mudar de cor ou tonalidade.

Perder cabelo como consequência do cancro é uma situação sempre temporária. É possível recorrer a procedimentos simples para enfrentar este problema da melhor maneira possível e ajudar na sua posterior recuperação.

Relativamente aos efeitos sobre o paciente, deve ter-se em conta que a queda de cabelo influencia o estado de espírito perante o cancro, transformando-se num fardo não só psicológico, mas também físico. Na Svenson, encontrará soluções para manter o seu aspeto enquanto recupera o cabelo.

O que é que pode fazer se vai perder cabelo por causa do cancro

  • Durante o tratamento, a solução estética mais procurada – especialmente pelas mulheres – são as perucas de cabelo natural.
  • Depois do tratamento, os pacientes de radioterapia que tenham perdido o cabelo, podem realizar um microenxerto (autotransplante de cabelo), de acordo com o grau de lesão secundária que se tenha produzido na pele. Esta intervenção cirúrgica pode realizar-se sempre e quando exista uma integridade cutânea, preservando-se a elasticidade e vascularização natural da pele, e sempre após avaliação do oncologista.

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

Desejo que os meus dados sejam utilizados para fins promocionais ou publicitários