Fases do ciclo capilar

Todos os pelos que temos no corpo têm um ciclo de vida durante o qual se renovam. Este processo afeta todas as pessoas de igual forma e os pelos de qualquer parte do corpo. Apesar disso, os ritmos de crescimento e desenvolvimento não são iguais e, de acordo com a zona do corpo em que se encontrem, a sua duração varia. Por exemplo, as fases capilares dos pelos das sobrancelhas diferem das da cabeça. As fases do ciclo capilar são determinadas por vários fatores entre os quais se encontram a genética, os hábitos alimentares, ou as alterações do organismo provocadas por outros motivos, como por exemplo o stress ou uma gravidez. Cada pelo evolui independentemente do processo capilar dos que se encontram à sua volta. Ao longo da sua vida, um pelo pode passar por 20 ciclos diferentes desde o momento em que nasce até à sua queda. O número de folículos que cada pessoa tem (entre 130.000 e 150.000) vai diminuindo com o passar dos anos. Apesar de cada pelo ter as suas próprias características, dependendo da sua localização, as fases são iguais para todos. Basicamente, o ciclo capilar é composto por três etapas: a do crescimento ou anagénica, a de transição ou catagénica e a de repouso ou telogénica:

  • Fase de crescimento ou anagénica. Dura entre 2 e 7 anos, o pelo nasce e cresce colado à papila. Nesta fase, o folículo encontra-se saudável e as suas células têm uma atividade permanente. O comprimento do cabelo é determinado por esta fase, quanto mais tempo durar esta etapa, mais compridos serão os cabelos.
  • Fase de transição ou catagénica. Nesta etapa, que dura cerca de 3 semanas, o pelo deixa de crescer e separa-se da papila. A atividade das células do folículo é interrompida provocando uma interrupção do crescimento, e a queda posterior, na qual o folículo muda de forma.
  • Fase de repouso ou telogénica. Nesta etapa, o folículo repousa e o cabelo começa a cair. Dura 3 meses e durante todo o processo a raiz do pelo permanece no folículo. Quando terminar esta etapa, o ciclo capilar inicia-se novamente com a fase de crescimento.

O ciclo capilar termina quando deixar de crescer o pelo no folículo. Pode dar-se o caso de afetar vários folículos ao mesmo tempo e no mesmo lugar, aparecendo assim os primeiros sintomas de alopecia.

Poderá interessar-lhe

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

Desejo que os meus dados sejam utilizados para fins promocionais ou publicitários