Escalas de alopécia

A alopecia afeta tanto os homens como as mulheres e consiste na ausência de cabelo ou pelo em uma, várias ou todas as zonas do corpo. Segue uma sequência típica, mas diferente em ambos os sexos. Apesar de em ambos os casos a área mais afetada ser a parte superior da cabeça, a forma como a queda se produz é diferente. Nas mulheres, ao contrário dos homens, produz-se uma perda difusa de densidade em toda a cabeleira, apesar de se tornar muito mais evidente na parte superior.

Esta evolução encontra-se refletida sob várias classificações. Apresentamos-lhe algumas das mais importantes, mas tenha em mente que o melhor diagnóstico será o realizado por um profissional que, para além disso, o orientará sobre tratamentos e prevenção.

Escala de Norwood-Hamilton

Nos homens, a queda do cabelo devido a uma alopecia androgenética tem início após a puberdade. A primeira alteração consiste num retrocesso da linha fronto-biparietal do cabelo, conhecido como entradas.

Nos anos 50, James Hamilton classificou este tipo de calvície distinguindo 5 estádios. Norwood, 25 anos depois, melhorou e completou esta classificação. Na prática, com esta escala podia começar-se a falar de calvície a partir do estádio III e III vertex, uma vez que os estádios I e II, presentes em muitos homens, não progridem necessariamente com o tempo.

Escala de Ludwig

No caso das mulheres, a alopecia androgenética verifica-se geralmente entre os trinta e os quarenta anos, mais tarde do que nos homens. A queda pode ter início devido a mudanças hormonais.
Erich Ludwig classificou a alopecia androgenética feminina em três estádios com base na densidade do cabelo. A grande maioria das mulheres com este tipo de alopecia classificam-se no Grau I, que se manifesta com uma alopecia mínima e cabelo com pouco volume. As que se classificam no Grau II, possuem uma maior mancha sem cabelo que é mais difícil de dissimular. O terceiro grupo é menos frequente.

Escala de Savin

Outra escala para determinar o grau de calvície que se aplica nas mulheres é a concebida pelo doutor Savin na década dos anos 90. Para além do grau de calvície, mede também a espessura do cabelo, num total de nove estádios.

escalas1

Consulta e diagnóstico grátis

O preço ea duração do tratamento são personalizados... Contacte-nos e dar-lhe-emos todas as informações!

Todos os campos são obrigatórios

Desejo que os meus dados sejam utilizados para fins promocionais ou publicitários